Nidação ou implantação é quando o zigoto ou óvulo fecundado pelo esperma, que está multiplicando as células chega ao útero e finalmente se fixa lá. Para que ocorra o processo de nidação, é necessário que a mucosa uterina seja previamente preparada pelos HORMÔNIOS OVARIANOS e que o ovo (óvulo fecundado pelo espermatozoide) tenha alcançado o estado de desenvolvimento ideal para sua implantação no endométrio.
A nidação normalmente ocorre na parede posterior do corpo do útero, embora o blastocisto possa se implantar em locais fora do útero (gravidez ectópica), o que geralmente leva o embrião à morte e provoca hemorragia na mãe durante o primeiro ou segundo mês de gestação. Quando finalmente o óvulo fecundado consegue chegar ao útero ele já está bem maior, cerca de 10 mm.
Com alta concentração do hormônio progesterona, o endométrio camada que recebe o útero, está preparando para a implantação, ou seja, ele fica mais espesso, quando o óvulo não foi fecundado é a escamação do endométrio que resulta na menstruação. O óvulo fecundado, então, começa a fixar no endométrio, e este processo é chamado de Nidação. Com a nidação começa a formação da placenta e o hormônio da gravidez HCG( Gonadotrofina Coriônica Humana) começa a ser produzido.
➤Como é o sangramento de nidação?
O sangramento, sempre em pequena quantidade, pode ter os seguintes aspectos: sangue vivo, rosado, aguado, corrimento como borra de café ou corrimento marrom (cor de caramelo).
Pode durar até 3 dias. Muitas vezes acaba sendo confundida com a menstruação, o que faz com que algumas mulheres se enganem quanto ao tempo da gestação, ou seja, acreditam que estão com menos tempo de gestação.
➤O sangramento de nidação é obrigatório aparecer?
➤Quais os sintomas?
Podem ser apenas algumas pontadas, algumas dores sutis como se fosse uma leve cólica menstrual. Algumas vezes também pode haver câimbras onde o bebê se fixa. Outras vezes os sintomas de nidação pode ser o aumento da temperatura basal. A mulher passa a se sentir mais quente com a fixação do embrião, a progesterona passa a ser secretada em maior quantidade no organismo pelo corpo lúteo e por isso a elevação da temperatura. Porem, nem sempre as mulheres pode apresentar sintomas de nidação, ela somente percebe a gravidez se a menstruação não vem ou o sangramento mais fraco como borra de café aparece e aí sim desconfiar de gravidez.
➤Como diferenciar: Nidação ou Menstruação?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDpBPOB-VgOGXF4c_zxTScxoNP6pFSC-aDap6SjBkK1gePvDVUF7GrAJeHmPV5aZ9BkhmZFzjtgX6Yx0FCBKukIbD0qLT8qX3fwePa4aw5TfFB-F2tvCY33O-xAtZ4XJebPdsUi6YmKhLz/s200/gravida_duvida1.jpg)
➤Quanto tempo depois da relação ela pode aparecer?
Pode acontecer de 7 a 15 dias depois da relação sexual e nem sempre ela é percebida.
➤Quando posso realizar o teste de gravidez?
Somente após a nidação o organismo começa a produzir o hormônio HCG e este é o hormônio detectado nos exames de sangue chamado de B-HCG quantitativo e os de farmácia que utiliza a urina. A concentração do HCG aumenta diariamente, o que facilita a identificar o tempo de gestação. Você também pode comparecer a um posto de saúde e realizar o teste de urina gratuitamente após 10 dias de atraso menstrual.
➤Quais testes de farmácia mas sensíveis que consegue detectar a mínima de quantidade de HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) na urina da mulher?
⧬ Confirme (caneta ou tira)
⧬ Clear Blue (caneta ou tira)
⧬ Confira (tira)
⧬ Maxtest (caneta ou tira)
⧬ Uni test plus (tira)
Espero que tenha ajudado cada uma de vocês com essas informações desse tema tão legal e importante.
Beijo. =*
Nenhum comentário:
Postar um comentário