Pesquisa

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Doença mão-pé-boca (HFMD)



   Espaços compartilhados por muitas crianças e a falta de hábitos de higiene são fatores essenciais para a disseminação de viroses.Vírus comum em crianças que causa feridas na boca e erupções nas mãos e nos pés.

   A doença mão-pé-boca (HFMD, sigla em inglês) é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. 

    A maioria dos casos ocorre durante o verão, mas é possível que alguns casos aconteçam também nos meses frios, pois o vírus Coxsackie tem grande capacidade de mutação e é capaz de se  adaptar a diferentes circunstâncias. Como o material genético do vírus está sempre mudando, é possível que uma criança que já tenha tido a doença tenha novamente, se entrar em contato com o vírus modificado. Essa capacidade adaptativa também dificulta a produção de uma vacina.


São sinais característicos da doença mão-pé-boca:
  • febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
  • aparecimento na boca, amídalas e faringe de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;
  • erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital.
A transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas.
Não existe vacina contra a doença.
Como é a propagação:
 Por contato com a pele (apertos de mão ou abraços).
 Por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro). 
 Por saliva (beijos ou bebidas compartilhadas). 
Quais são os sintomas?
   A princípio os sintomas são semelhantes aos de uma gripe, com coriza, dor de garganta, falta de apetite, mal-estar e febre. A febre costuma aumentar nos dias que antecedem o surgimento das lesões. Então, manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas surgem na boca, nas amídalas e na faringe. Elas podem evoluir para ulcerações muito dolorosas, semelhantes a aftas. Na sequência, vem a erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que podem ocorrer também nas nádegas e na região genital.
 Diagnóstico
   O diagnóstico é clínico, baseado nos sintomas, localização e aparência das lesões. Em alguns casos, os exames de fezes e a sorologia (exame de sangue) podem ajudar a identificar o tipo de vírus causador da infecção.
   É muito importante estabelecer o diagnóstico diferencial com outras doenças que também provocam estomatites aftosas ou vesículas na pele.
Quais são os riscos?
   A doença é limitada. Entre o segundo e o sexto dia após a infecção ocorre o período de incubação em que os sintomas são parecidos com uma gripe. A partir daí a febre aumenta e surgem as ulcerações, primeiro na boca e depois nas mãos e pés. Por volta do 13º dia os sintomas diminuem. Do surgimento dos primeiros sinais até a cicatrização das lesões na pele são, no máximo, 17 dias. Em casos raros, pode evoluir para meningite viral, mais branda do que a bacteriana. 
Tratamento
   Ainda não existe vacina contra a doença mão-pé-boca. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride espontaneamente depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, o tratamento é sintomático com antitérmicos e anti-inflamatórios.         Os medicamentos antivirais ficam reservados para os casos mais graves.
   O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta. 
Como prevenir?
   Os enterovírus, como os causadores da doença mão-pé-boca, são chamados assim porque dependem de um ciclo fecal-oral no trato digestivo humano. Portanto, para evitar sua transmissão é importante manter a higiene: lave as mãos depois de ir ao banheiro e antes de comer ou de preparar as refeições. A atenção na hora de higienizar frutas, legumes e verduras deve ser redobrada. Os cuidadores de crianças devem sempre manter as mãos e as roupas limpas. Estabelecimento onde se concentram muitas crianças, como creches e escolas, devem garantir a limpeza diária dos brinquedos de uso coletivo.
   Referencias
⏯revistacrescer.globo.com   ⏯drauziovarella.com.br   Hospital Israelita

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Nidação


    Nidação ou implantação é quando o zigoto ou óvulo fecundado pelo esperma, que está multiplicando as células chega ao útero e finalmente se fixa lá. Para que ocorra o processo de nidação, é necessário que a mucosa uterina seja previamente preparada pelos HORMÔNIOS OVARIANOS e que o ovo (óvulo fecundado pelo espermatozoide) tenha alcançado o estado de desenvolvimento ideal para sua implantação no endométrio.
     A nidação normalmente ocorre na parede posterior do corpo do útero, embora o blastocisto possa se implantar em locais fora do útero (gravidez ectópica), o que geralmente leva o embrião à morte e provoca hemorragia na mãe durante o primeiro ou segundo mês de gestação. Quando finalmente o óvulo fecundado consegue chegar ao útero ele já está bem maior, cerca de 10 mm.
    Com alta concentração do hormônio progesterona, o endométrio camada que recebe o útero, está preparando para a implantação, ou seja, ele fica mais espesso, quando o óvulo não foi fecundado é a escamação do endométrio que resulta na menstruação. O óvulo fecundado, então, começa a fixar no endométrio, e este processo é chamado de Nidação. Com a nidação começa a formação da placenta e o hormônio da gravidez HCG( Gonadotrofina Coriônica Humana) começa a ser produzido.


➤Como é o sangramento de nidação?



    O sangramento, sempre em pequena quantidade, pode ter os seguintes aspectos: sangue vivo, rosado, aguado, corrimento como borra de café ou corrimento marrom (cor de caramelo).
     Pode durar até 3 dias. Muitas vezes acaba sendo confundida com a menstruação, o que faz com que algumas mulheres se enganem quanto ao tempo da gestação, ou seja, acreditam que estão com menos tempo de gestação.

➤O sangramento de nidação é obrigatório aparecer?


Não. Normalmente o sagramento de nidação não aparece para todas as mulheres, aliais a grande maioria das mulheres não tem sangramento de nidação aparente, mas sim, só podem se dar conta de que a nidação aconteceu e realmente está grávida depois que a menstruação atrasa. Em alguns casos ela pode aparecer apenas como um risco na calcinha e também um borrão bem leve no papel higiênico só na hora de se limpar do xixi, mas o sangramento da nidação também pode aparecer após 3 dias ou 5 dias.


➤Quais os sintomas?

    
    Podem ser apenas algumas pontadas, algumas dores sutis como se fosse uma leve cólica menstrual. Algumas vezes também pode haver câimbras onde o bebê se fixa. Outras vezes os sintomas de nidação pode ser o aumento da temperatura basal. A mulher passa a se sentir mais quente com a fixação do embrião, a progesterona passa a ser secretada em maior quantidade no organismo pelo corpo lúteo e por isso a elevação da temperatura.             Porem, nem sempre as mulheres pode apresentar sintomas de nidação, ela somente percebe a gravidez se a menstruação não vem ou o sangramento mais fraco como borra de café aparece e aí sim desconfiar de gravidez.

➤Como diferenciar: Nidação ou Menstruação?


 Nem sempre é fácil distinguir, mas não é impossível. A menstruação borra de café tende a aumentar e a nidação tende a parar. Agora, se você ainda pode ficar na dúvida se é menstruação ou nidação porque algumas mulheres podem ter um sangramento muito pequeno devido ao uso de anticoncepcionais ou mesmo um ciclo fora do normal e aí para saber a diferença apenas com o teste de sangue ou de farmácia. Melhor dia para fazer o teste ou exame é após 5 a 7 dias depois de parar a borra ou sangramento rosado.

➤Quanto tempo depois da relação ela pode aparecer?


Pode acontecer de 7 a 15 dias depois da relação sexual e nem sempre ela é percebida.



➤Quando posso realizar o teste de gravidez?


Somente após a nidação o organismo começa a produzir o hormônio HCG e este é o hormônio detectado nos exames de sangue chamado de B-HCG quantitativo e os de farmácia que utiliza a urina. A concentração do HCG aumenta diariamente, o que facilita a identificar o tempo de gestação. Você também pode comparecer a um posto de saúde e realizar o teste de urina gratuitamente após 10 dias de atraso menstrual.

➤Quais testes de farmácia mas sensíveis que consegue detectar a mínima de quantidade de HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) na urina da mulher?


Confirme (caneta ou tira)
 Clear Blue (caneta ou tira)
 Confira (tira)
 Maxtest (caneta ou tira)
 Uni test plus (tira)


Espero que tenha ajudado cada uma de vocês com essas informações desse tema tão legal e importante.
Beijo. =*